A série Crepúsculo, publicado aqui no Brasil pela editora Intrínseca, virou uma verdadeira febre, principalmente entre o público jovem. Já são mais de 70 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Primeiro lugar na lista dos mais vendidos do New York Times; Livro do ano da Publishers Weekly; e melhor livro da década segundo a Amazon.com.
Apesar do grande sucesso, eu conheço muita gente que ainda não leu o livro, só assistiram ao filme. Por isso resolvi fazer uma resenha sobre esta série (a minha primeira = medo), pra tentar convencer a quem ainda não leu ler.

Crepúsculo
“De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele – e eu não sabia que poder essa teria – que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.”
Bella chega a Forks, uma cidade pacata e úmida, para viver ao lado de seu pai Charlie com quem não tem muita intimidade. No começo Bella, por ser a novidade na cidade pequena de Forks, acaba despertando a curiosidade de todos em seu novo colégio (o que ela não gosta muito por se tratar de uma garota tímida), menos de Edward, um belo e enigmático rapaz, que a trata com hostilidade nos primeiros dias. Mas os dois acabam se aproximando quando ele a salva de seu “futuro” trágico ao ser quase atropelada (ou eu deveria dizer “esmagada entre dois carros”?). Então ela começa a sondá-lo pra descobrir como ele conseguiu parar o carro, e por meio de suas investigações descobre que ele é um vampiro. A atração mútua entre os dois se transforma em um belo romance. Mas seria possível um relacionamento entre um humano e um vampiro? Bella vai descobrir da pior maneira que essa sua aproximação do mundo dos “sanguessugas” pode ser bastante arriscada, e pode lhe custar a vida.
O livro é cheio de suspense, você fica intrigada com a atitude de Edward com Bella nos primeiros dia de aula, e também como ele conseguiu parar o carro. Eu confesso que quando comecei a ler, depois que minha amiga Michelle me recomendou o livro, eu já estava ciente de que Edward era um vampiro, mas eu fiquei achando que a Mi tinha mentido pra mim. Não era possível ele ser vampiro. Vampiros não saem de dia, certo?
E o tal segredo do que acontece com ele ao ser exposto ao sol??? Eu fiquei curiosíssima.
Pra quem curte um romance, o livro é perfeito. Eu aconselho a todos que nunca leram, e estão a fim de ler, a se prepararem psicologicamente antes de começarem a leitura, pois é VICIANTE. Edward é de fazer qualquer mulher ficar apaixonada (É sério!).
Pros amantes de algo mais emocionante, o livro também tem ação, principalmente no final. Eu não vou dizer o porquê, mas posso adiantar que começa com a vinda de uns vampiros nada bonzinhos à cidade de Forks.
A parte do aeroporto, a fuga de Bella pra sua antiga casa... é de fazer qualquer uma roer as unhas. Ta, já falei demais. 
Minha opinião sobre o livro é... Eu recomendo o livro, principalmente pros que ainda não o leram, e já assistiram ao filme. É muita diferença! É mil vezes melhor. Eu confesso que não me interessei muito pelo livro no começo, e enrolei alguns dias pra chegar à parte que o Edward salva a Bella, - que é o ponto que a história começa a ficar interessante -, a partir daí eu devorei o livro em dois dias, e depois devorei os próximos em menos de uma semana. Eu tive depressão pós breakdown (amanhecer, 4º livro da série), fiquei apaixonada pelo Edward, acordava de madrugada só pra continuar lendo o livro, fiquei com olheiras, meu namorado terminou comigo por que eu não queria mais saber dele só do Edward, enfim, estou dando N motivos pra vocês perceberem que o livro é realmente bom. Não é a toa que ele está na lista dos Best-sellers.  

Nota:

Lua Nova 
“Eu sabia que nós dois corríamos um risco mortal. Ainda assim, naquele instante, eu me senti bem. Inteira. Pude sentir meu coração batendo no peito, o sangue pulsando quente e rápido por minhas veias de novo. Meus pulmões encheram-se do doce aroma que vinha da pele dele. Era como se nunca tivesse havido um buraco em meu peito. Eu estava perfeita – não curada, mas como se nunca tivesse havido ferida.”
Nessa seqüência Bella está fazendo aniversário, mas isso não é motivo de comemoração, pelo menos pra ela, já que está completando 17 anos de vida e conseqüentemente ficando um ano mais velha que seu namorado, - que nunca envelhece -, Edward. Bella fica desesperada, principalmente por que ela quer ser transformada em vampira, mas Edward está determinado a esperar mais um pouco pra que isso aconteça, - E se dependesse só dele, ela continuaria humana para sempre -.
Após uma festa de aniversário desastrosa que sua cunhada Alice preparou pra ela, Bella ainda recebe uma notícia chocante no dia seguinte: Edward está de partida, e tudo indica que para sempre. Bella fica arrasada. Para superar o fim do relacionamento, ela se apega a amizade de Jacob, e suas alucinações com Edward toda vez que se mete em alguma situação arriscada. Mas ela perde um de seus pilares quando descobre que Jacob é um lobisomem, tornando a amizade entre eles quase impossível. Mas como toda amizade verdadeira que se preze, esta quebrou todas as barreiras e os dois voltaram a ser amigos, mas a amizade já não é mais a mesma, pois Jacob está apaixonado por Bella. E ela quase se rende a essa paixão, se não fosse pela volta de um dos membros da família Cullen, Alice.
Por causa de um mal entendido criado pelo lobo Jacob, Edward decide acabar com a própria vida achando que Bella está morta, e para isso ele busca a ajuda (se é que pode se chamar assim) dos Volturi, - um grupo de soberanos que controlam o sigilo da existência de todos os vampiros -. Então se inicia uma corrida contra o tempo, e Bella parte junto com Alice para Itália na tentativa de evitar essa tragédia com o amor de sua vida.
Minha opinião sobre o livro é... Eu confesso que a primeira vez que eu o li, eu detestei. Não que o livro seja ruim, mas Edward quase não aparece, o Jacob que já é um personagem do primeiro livro, ganha um enoooorme destaque nesse segundo já que, depois da partida de Edward, é nele que a Bella  busca “consolo”. Então o livro é quase todo só Bella e Jacob. E como eu detestava esse Jacob. Eu tinha vontade de esganá-lo. As únicas partes que me animavam a continuar lendo página por página eram aquelas que a Bella tinha as alucinações com a voz do Edward toda vez que estava em alguma situação perigosa. Rsrs Mas agora eu nem tenho mais esse ódio do Jacob, e ele se tornou o meu personagem favorito. Eu reli o livro faz algum tempo e gostei muito mais que a primeira vez. O final na Itália é realmente emocionante, eu sempre gostei dessa parte, chega a dar até um medinho quando os Volturi aparecem. Você fica pensando: “Será que vai acontecer alguma coisa com o Edward e a Bella? Eles vão conseguir sair dessa?”. Pra entender só lendo mesmo, eu não vou dar mais pistas pra não estragar a surpresa. É realmente um alívio quando a Bella consegue chegar a tempo de impedir Edward a “se matar”. Ta, é só isso que eu falo. Calei.   

Nota:

Eclipse

“No silêncio mortal, todos os detalhes de repente se encaixaram, numa explosão de intuição. Havia algo que Edward não queria que eu soubesse. Algo que Jacob não teria escondido de mim. Algo que pôs tanto os Cullen quanto os lobos no bosque, movendo-se juntos numa proximidade perigosa. (...) Algo que eu, de algum modo, esperava. Que eu sabia que aconteceria de novo, tanto quanto desejava que jamais acontecesse. Nunca teria um fim, teria?”
Neste livro Bella se vê num impasse: Edward ou Jacob? Apesar da certeza sobre seu amor por Edward, ela fica dividida quando Jacob abre seu coração pra ela, e ela se dá conta que também o ama. Mas seria realmente amor ou apenas uma forte amizade? Além dessa dúvida Bella ainda tem que se preocupar com alguns assassinatos que vêm acontecendo na cidade vizinha. Seria uma possível formação de um exercito de vampiros recém-criados contra ela como os Cullen deduziam? O que ninguém esperava era que uma vilã, - do primeiro livro, você vai ter que ler ele pra entender -, estava de volta pra vingar o assassinato de seu companheiro. E para salvar Bella, os vampiros irão contar com a ajuda dos lobisomens. Seria uma possível trégua da antiga inimizade entre as duas raças?
     
Minha opinião sobre o livro é... Mesmo tendo mais páginas que os outros livros da série, esse com certeza eu devorei muito mais rápido. O livro é ótimo, tem muitas cenas hilárias, mais cenas pra te deixar com mais ódio do Jacob, - pelo menos eu xinguei muito ele -, cenas fofíssimas do Edward, vontade de socar a Bella em N partes do livro, algumas cenas bem calientes...
Eu terminei de ler o Eclipse ontem pela segunda vez, - agora que eu comprei os três livros fiz questão de reler um por um -, e posso dizer que mal posso esperar pelo filme que vai estrear no dia 30 de junho. Tenho certeza que vai ser ainda melhor que os primeiros. Mas acho que dessa vez vou torcer pelo Jacob, sei lá, depois que eu vi Lua Nova, o filme, eu me simpatizei mais com ele (Talvez fossem os músculos dele que me fizeram mudar de idéia rsrs).
  
Eu até escreveria sobre o Amanhecer aqui também, mas como eu ainda não reli o livro, eu li pela internet há muito tempo assim que foi lançado o livro em inglês, eu não vou me arriscar a escrever nada por enquanto. Vou esperar mais um pouco, até baixar o preço do livro (= pobre), ou ganhá-lo em alguma promoção... aí sim eu volto a falar sobre ele. Só posso adiantar que eu chorei muito quando a Bella se despediu do pai. Pronto, parei!

Bom gente, é isso, Série mais que recomendada. Eu espero que gostem da leitura tanto quanto eu amei. Foi o primeiro livro envolvendo vampiro que eu li, e foi o essencial pra eu me apaixonar por esse tipo de romance. Aposto que depois que você ler esse livro, vai acabar com a sua repulsa pelo tema, isso se você tiver algum preconceito com esse tipo de livro.
Mas eu continuo avisando que o livro é um vício e você vai acordar no meio da madrugada pra ler, vai sonhar com a história, vai se apaixonar pelo Edward, etc, etc, etc.

Nota:

Beijos,








Contador de visitas grátispessoas leram esta resenha!

4 Comentários

  1. Nossa miga como vc escreveu! rsrsrs
    bom, como sabe ,nao sou muito fã desse negocio de vampiro(rs), mais parece ser legal os livros!
    me empresta? hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Miga,sobre o Crepúsculo,eu não sabia que o André terminou contigo por causa dele...que isso, tô com medo de ler esta saga..rsrss..apesar q este risco eu não corro no momento,né? hahaha....e sobre Eclipse, quando vc fala de cenas calientes eu me lembro da michelle,pq será? rsrsrs...ahhhhhh tá me dando curiosidade e medo ao mesmo tempo de me viciar..hahahah..
    Adorei as resenhas, vc como sempre mandando suuuper bem....
    Bjoss!!!

    ResponderExcluir
  3. Karina, ainda não li os livros, mas pelas suas resenhas, tô vendo que vou me viciar que nem vc rsssss... Morri de rir quando vc falou q o seu namorado terminou contigo pq vc só queria saber do Edward rssssssss...

    Bjossssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...