O nome assusta, porém trata-se de um comportamento alimentar compulsivo, onde ocorre um impulso incontrolável de se comer muito, sem escolher o que, mas com uma necessidade de se ingerir rapidamente muita comida, chegando a 10.000 calorias de uma vez só.
Os episódios ocorrem normalmente às escondidas, pois a pessoa tem vergonha e sente muita culpa por se deixar levar por esse comportamento.
As pessoas que tem esse comportamento, sente-se perturbado pela falta de controle que ocorre nesses momentos, e a impotência que gera na sequência do ataque.
Esses episódios de compulsão podem ocorrer por diversos motivos, das quais cada indivíduo terá sua história pessoal que determinará esse comportamento, mas sejam elas quais forem, a necessidade de se compensar essas situações, estão presentes na grande maioria dos casos relatados.
Alguns fatores físicos ,psíquicos e sócio culturais podem ser os disparadores desse processo, juntos ou separadamente.
Alguns critérios são necessários para fechar um diagnóstico do TCAP, eles devem ocorrer pelo menos duas vezes na semana, por um período mínimo de seis meses, e contando com alguns critérios abaixo:
- Comer muito mais rápido do que o normal;
- Falta de controle no momento do episódio;
- Comer até sentir-se mal, empanturrado;
-Sentir-se deprimido e culpado logo após o acontecido;
- Ingerir grandes quantidades de comida  mesmo sem fome;
- Comer sozinho por sentir vergonha;
- Sentir repulsa de si mesma e angústia crescente.
O tratamento para esse comportamento compreende uma equipe multidisciplinar como: psicólogo, nutricionista, psiquiatra, entre outros que forem necessários.
É de extrema importância de que no trabalho terapêutico, o sujeito tome conhecimento do porque se desencadeia sua compulsão, os sentimentos presentes, junto com a auto conhecimento e elevação da auto estima.
A máxima é verdadeira: Nem todo comilão é um comedor compulsivo!


Luciana Kotaka
Psicóloga Clínica – Curitiba -PR
Fonte: http://www.dicasdenutricao.com/


É meninas, este assunto é muito sério, então quem sofre deste problema, fica a dica!!! Procurar um tratamento, no meu caso será primordial, pois preciso emagrecer e com esta compulsão que estou, não consigo. Aff...que raiva!!

Beijos tristinhos, =/

Priscila.


Contadorpessoas leram este post!

 

6 Comentários

  1. Poxa...acho que no meu caso ainda não é um TCAP, é mais falta de vergonha mesmo! Toda segunda começo uma dieta nova e depois relaxo...a ultima perdi 5 kg em 1 mês...agora já engordei 2kg denovo!Terrível, preciso encarar isso como meta, tbm fico tristinha! :( bjossss

    ResponderExcluir
  2. Poxa Pri ainda bem que vc me avisou a tempo! kkkkk...o problema eh q só tenho o reflexo Furta-Cor...vou procurar o Dourado, se não só vou passar ele quando enjoar da cor e tiver proximo de tirar, pq aí eu passo e se não der certo eu tiro td...simples assim, OI! kkkk bjoca

    ResponderExcluir
  3. - Comer até sentir-se mal, empanturrado;
    -Sentir-se deprimido e culpado logo após o acontecido;

    Sou eu kkkk

    Mas pri, não aguento mais ser gorda!Se Deus quiser vou conseguir emagrecer!!!
    beijosss


    PS: vamos pra academia!!! rsrs

    AAAH, tu tem q ligar pra lá até amanhã pra trancar sua matrícula, senão qd tu for voltar vai ter q pagar juros neh...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que tenho isso, hahahaha...
    amooo comer, e mtoooo ainda!
    nao engordo de ruim, viu?
    adoro encher a boca de comida,
    ainda mais quando sao doces, hummmm!
    delicia demais!

    Mas é claro, to exagerando, não cheguei a esse ponto! hahahaha...
    beejo grande.
    volte sempre sempre =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...